sábado, 20 de novembro de 2010

Imbra lesa e Panamericano manda conta

Consumidores lesados pelo fechamento da Imbra – que foi uma das maiores cadeias de clínicas dentárias do Brasil – estão sendo cobrados pelo Banco Panamericano, que financiou o tratamento dentário não realizado de muitos clientes. Mesmo sem receber o serviço contratado, há gente sendo ameaçada de ter os nomes enviados aos cadastros de devedores.
A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) confirma que tem recebido pedidos de muitas vítimas para orientação de como agir. “Provavelmente a Imbra tinha um contrato com o Panamericano para que os contratos de financiamento fossem feitos pelo banco. Assim, os clientes têm recebido cobrança dos financiamentos feitos com a Imbra”, diz Tatiana Viola de Queiroz, advogada da Pro Teste.
Um consumidor que prefere não se identificar contou ao JT que contratou a Imbra em agosto e foi surpreendido com a falência da empresa. “Paguei tudo em cheques – muitos já descontados pelo Panamericano)– e não tive atendimento algum. Nem estou tentando receber o que já paguei. Quero que a empresa não desconte os cheques restantes no futuro.”
Só que já há gente que está com o nome sujo. “O consumidor está sendo duplamente lesado e deve solicitar, por escrito, ao Panamericano, a suspensão do tratamento e da dívida e a retirada do nome dos cadastros de restrição ao crédito”, diz Tatiana.
O próprio banco está oferecendo um modelo de declaração de pedido de suspensão do empréstimo para alguns clientes. Apesar disso, a redação do documento é desfavorável ao consumidor: mesmo com o nome sujo e sem ter recebido nada, o cliente, ao assinar, “confirma” que teve a restituição dos valores, e que já foram feitas eventuais reabilitações junto aos órgãos de proteção ao crédito.
É bom lembrar ainda que o consumidor que pagou algumas parcelas do tratamento (e não foi atendido) tem ser ressarcido. “O reembolso deve ser feito pelo Panamericano. E quem teve o nome inserido em cadastro de devedores pode acionar a Justiça para pedir indenização”, afirma Tatiana.
Falência negada
 Caso o pagamento para a Imbra tenha sido à vista e o consumidor não tenha concluído o tratamento contratado, terá de acionar um advogado para receber sua parte no processo de falência – se ela realmente ocorrer. Mas, em caso de falência, há uma ordem preestabelecida para recebimento dos créditos em que o consumidor é um dos últimos da fila.
A empresa, porém, teve um pedido de autofalência feito no dia 6 de outubro negado – a Imbra não apresentou a relação de todos os bens e, por ser sociedade anônima, os acionistas precisariam se reunir em assembleia e autorizar os administradores a confessar a falência.
Apesar disso, a Imbra deve entrar novamente com pedido de autofalência na Justiça de São Paulo. Caso o juiz opte por colocar a empresa em processo de recuperação judicial, os atendimentos poderão ser retomados o atendimento aos clientes. Em caso de falência decretada, os clientes terão de se preparar para ir à Justiça. O Banco Panamericano não se manifestou sobre o assunto.

Fonte JT/Saulo Luz

2 comentários:

  1. Por Getilesa, me da uma informação, estou sendo procuradora, de um clienteque foi lesado pela Imbra, não treminou seu tratamento,tem que colocar protese, ainda tem serviço para fazer, já pagou R$ 12,000,00, já levei os papeis splicitados pelo Pano Americano, na rua joaquim nabuco, ele vem recebendo cartas de cobrança, colocando proposta para ele parcelas as parcelas, a terceira carta já vem dizendo que vão penhorar osa bens dele, ele já esta com o nome sujo, não esta conseguindo dormir nem trabalhar direito.
    E o Pano Americano pede que ele assine uma declaração a qual esta dizendo que ele já foi restituido e não tem mais nada a haver com o Pano Americano, e que já deu baixa no contrato erssas informções é um absurdo, ele não pode assiar e reconhecer firma dessa declaração que o compromete, mas o Pano Americano alega que se não entrehgar não pode fzaer nada e nem dar continuidade no procedimento para resolver a situação do cliente.
    O que eu faço por favor me da uma luz, nin guém não se acha mais nada da Imbra nem e-mai, fone nada sem contato, nem o procom eles estão respondendo.
    Aguardo uma resposta
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Diga ao cavalheiro NÃO ASSINAR NADA, voce não me disse em que cidade esta, mas com cereza tem a Promotoria Publica, converse com o promotyor (a consulta é GRATUITA), ele poderá lhe dar um excelente dica de qual melhor procedimento a fazer. Inclusive lhe encaminhando a um advogado GRATUITO.
    Sucesso.
    nosso e-mail: igadecon@gmail.com

    ResponderExcluir