Consumidores lesados pelo fechamento da Imbra – que foi uma das maiores cadeias de clínicas dentárias do Brasil – estão sendo cobrados pelo Banco Panamericano, que financiou o tratamento dentário não realizado de muitos clientes. Mesmo sem receber o serviço contratado, há gente sendo ameaçada de ter os nomes enviados aos cadastros de devedores.
A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) confirma que tem recebido pedidos de muitas vítimas para orientação de como agir. “Provavelmente a Imbra tinha um contrato com o Panamericano para que os contratos de financiamento fossem feitos pelo banco. Assim, os clientes têm recebido cobrança dos financiamentos feitos com a Imbra”, diz Tatiana Viola de Queiroz, advogada da Pro Teste.
Um consumidor que prefere não se identificar contou ao JT que contratou a Imbra em agosto e foi surpreendido com a falência da empresa. “Paguei tudo em cheques – muitos já descontados pelo Panamericano)– e não tive atendimento algum. Nem estou tentando receber o que já paguei. Quero que a empresa não desconte os cheques restantes no futuro.”
Só que já há gente que está com o nome sujo. “O consumidor está sendo duplamente lesado e deve solicitar, por escrito, ao Panamericano, a suspensão do tratamento e da dívida e a retirada do nome dos cadastros de restrição ao crédito”, diz Tatiana.
O próprio banco está oferecendo um modelo de declaração de pedido de suspensão do empréstimo para alguns clientes. Apesar disso, a redação do documento é desfavorável ao consumidor: mesmo com o nome sujo e sem ter recebido nada, o cliente, ao assinar, “confirma” que teve a restituição dos valores, e que já foram feitas eventuais reabilitações junto aos órgãos de proteção ao crédito.
É bom lembrar ainda que o consumidor que pagou algumas parcelas do tratamento (e não foi atendido) tem ser ressarcido. “O reembolso deve ser feito pelo Panamericano. E quem teve o nome inserido em cadastro de devedores pode acionar a Justiça para pedir indenização”, afirma Tatiana.
Falência negada
Caso o pagamento para a Imbra tenha sido à vista e o consumidor não tenha concluído o tratamento contratado, terá de acionar um advogado para receber sua parte no processo de falência – se ela realmente ocorrer. Mas, em caso de falência, há uma ordem preestabelecida para recebimento dos créditos em que o consumidor é um dos últimos da fila.
A empresa, porém, teve um pedido de autofalência feito no dia 6 de outubro negado – a Imbra não apresentou a relação de todos os bens e, por ser sociedade anônima, os acionistas precisariam se reunir em assembleia e autorizar os administradores a confessar a falência.
Apesar disso, a Imbra deve entrar novamente com pedido de autofalência na Justiça de São Paulo. Caso o juiz opte por colocar a empresa em processo de recuperação judicial, os atendimentos poderão ser retomados o atendimento aos clientes. Em caso de falência decretada, os clientes terão de se preparar para ir à Justiça. O Banco Panamericano não se manifestou sobre o assunto.
Fonte JT/Saulo Luz
Por Getilesa, me da uma informação, estou sendo procuradora, de um clienteque foi lesado pela Imbra, não treminou seu tratamento,tem que colocar protese, ainda tem serviço para fazer, já pagou R$ 12,000,00, já levei os papeis splicitados pelo Pano Americano, na rua joaquim nabuco, ele vem recebendo cartas de cobrança, colocando proposta para ele parcelas as parcelas, a terceira carta já vem dizendo que vão penhorar osa bens dele, ele já esta com o nome sujo, não esta conseguindo dormir nem trabalhar direito.
ResponderExcluirE o Pano Americano pede que ele assine uma declaração a qual esta dizendo que ele já foi restituido e não tem mais nada a haver com o Pano Americano, e que já deu baixa no contrato erssas informções é um absurdo, ele não pode assiar e reconhecer firma dessa declaração que o compromete, mas o Pano Americano alega que se não entrehgar não pode fzaer nada e nem dar continuidade no procedimento para resolver a situação do cliente.
O que eu faço por favor me da uma luz, nin guém não se acha mais nada da Imbra nem e-mai, fone nada sem contato, nem o procom eles estão respondendo.
Aguardo uma resposta
Obrigada
Diga ao cavalheiro NÃO ASSINAR NADA, voce não me disse em que cidade esta, mas com cereza tem a Promotoria Publica, converse com o promotyor (a consulta é GRATUITA), ele poderá lhe dar um excelente dica de qual melhor procedimento a fazer. Inclusive lhe encaminhando a um advogado GRATUITO.
ResponderExcluirSucesso.
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