terça-feira, 10 de agosto de 2010

Lei protege contra cobrança indevida - Indenização por danos morais

Estar na condição de inadimplente não justifica que o consumidor seja exposto ao ridículo no momento da cobrança. Apesar de previsto no Artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), esse direito parece passar despercebido pelas empresas, ou pior, elas acreditam que não serão acionadas judicialmente e mantêm a prática irregular.

O IGADECON informa que é possível ganhar até 60 salários mínimos, ou seja, R$ 30.600 em indenização por dano moral com ação nos Juizados Especiais Cíveis.
Como se não bastasse ser cobrada por dívida que não fez, a aposentada Diná Rosa Mascarenhas, 64 anos, foi constrangida diversas vezes pelos funcionários de empresa de cartão de crédito. Após cinco meses de negociação em vão, ela ingressou na Justiça por danos morais. “Sempre paguei minhas faturas em dia. Todos os meses a cobrança chegava com multas. Sofri constrangimentos e pedi danos morais”, conta a aposentada, que recebeu R$ 4 mil após acordo com a empresa.

O IGADECON , orienta que se as empresas infringirem o Artigo 42 do CDC — que destaca que na cobrança de débitos, o inadimplente não pode ser exposto a ridículo, nem ser submetido a ameaça — o cliente deve ingressar no Juizado Especial Cível.
Se durante a cobrança o consumidor constatar que foi constrangido física ou moralmente, que sofreu afirmações falsas ou outro procedimento que tenha interferido no trabalho, descanso ou lazer, é necessário procurar a Delegacia de Defesa do Consumidor. E, posteriormente, ingressar na Vara Criminal. A violação do Artigo 71 do código leva a detenção de três meses a um ano, além de multa. (Se em sua cidade não há a Delegacia especializada no consumidor, pode efetuar ocorrência na Delegacia mais próxima de sua residência).

Sem muita preocupação com imagem

Os maiores casos de cobrança irregular são encontrados nas operações realizadas pelos escritórios terceirizados. Segundo a advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Maria Inês Dolci, isso ocorre porque alguns funcionários que trabalham nesses locais não têm o compromisso de manter a boa imagem institucional do credor.
“As lojas apostam na ignorância e vulnerabilidade do consumidor. Elas perdem porque a imagem fica negativa com o consumidor. O cliente vai se manter no mercado, mesmo pelo período que tiver inadimplente”, explica Dolci.
Para a advogada, a melhor saída é procurar a conciliação: “A composição amigável evita o desgaste entre as partes. Em um determinado momento é necessário saber qual será a melhor opção. Em vez de ficar anos na Justiça, pode-se resolver algumas pendências em alguns meses”. Os órgãos de defesa do consumidor são fundamentais no processo de orientação.

O QUE FAZER PARA GARANTIR OS DIREITOS

RECADO COM VIZINHO
O inadimplente que chegar em casa e descobrir que a empresa credora deixou recados com vizinhos, deve registrar Termo Circunstanciado (TCO), equivalente ao Boletim de Ocorrência, na Delegacia do Consumidor. O documento será encaminhado ao Juizado Especial Criminal. É possível ajuizar ação para reparação do dano moral.

SECRETÁRIA ELETRÔNICA
As empresas não podem deixar recados em secretárias eletrônicas. O consumidor deve guardar as gravações. Junto a outras práticas abusivas podem levar o fornecedor à condenação por danos morais. Semelhante ao caso anterior, é mais uma tentativa de causar embaraço diante de amigos e parentes.

DÍVIDAS DE CONDOMÍNIOS
O caso não se aplica ao Código de Defesa do Consumidor, por não se tratar de uma relação de consumo. No entanto, os condôminos em atraso não podem ser constrangidos. É necessário fotografar os cartazes expostos, registrar o TCO e ingressar no Juizado Especial de Pequenas Causas pedindo dano moral.

CHEQUE SEM FUNDOS
Cheques sem fundos expostos em comércio é prática abusiva e configura constrangimento ilegal. É preciso fotografar o fato e registrar o TCO.

LIGAÇÃO DURANTE O SONO
A cena é um exemplo de prática abusiva e infração penal. É preciso juntar testemunhas, gravações de áudio e vídeo. É necessário registrar o TCO.

11 comentários:

  1. OLÁ!

    Me chamo elane, e estou recebendo diversas ligações da empresa oi. Me cobrando tres faturas pendentes com a empresa. Informei que essa cobrança seria indevida já que nunca tive conhecimento dessa linha telfonica e nunca morei no endereço onde a linha telefonica havia sido instalada. Mas eles continua me cobrando. posso entrar com uma ação de danos morais. e qual seria o valor da indenização?

    ResponderExcluir
  2. É um típico caso de fraude na contratação. Terceiros usaram seu nome e CPF e valeram-se da fragilidade da segurança da Brasil Telecom para instalar uma linha telefônica. Podemos ingressar com ação judicial visando a anulação do negócio jurídico e o pedido de danos morais. Contudo, com relação à estes (danos morais), alertamos que é possível o indeferimento, tendo em vista que o Poder Judiciário na maioria dos casos entende que somente quando existe abalo de crédito (inscrição negativa no SPC/SERASA em virtude desta dívida) é que cabe indenização. Pergunto se você recebeu alguma carta de cobrança da Brasil Telecom/SPC/SERASA a respeito desta dívida, ou foi só por telefone?

    Att,
    Dr. Filipe Merker Britto
    IGADECON

    ResponderExcluir
  3. Olá boa noite!
    Me chamo Erica e ao chegar em casa recebi um recado de uma vizinha informando que tinham ligado para uma outra vizinha, a qual nao falo e inclusive já houve ate brigas entre ela e minha mae, solicitando que eu entrasse em contato com a assessoria juridica de um banco com urgência. Não sei se foi dito que houve inadimplencia, mas a minha duvida é. Mesmo se ele não falaram de que se tratava eu posso entrar com uma ação requerendo danos morais por constrangimento?

    ResponderExcluir
  4. BOA NOITE 18 DE JULHO DE 2012.
    CONTRATEI O SERVISO DO OI VELOX 3 MESES GRATIS SENDO QUE VEIO ME COBRANDO 2 VEZES A 1 ELES RETIRAM O VALOR A 2 NAO VEIO COBRANDO RECLAMEI E NAO RETIROU O VALOR VEIO OUTRA FATURA COM VALOR NORMAL EU PAGUEI MAIS A DE MAIO NAO PAGUEI . ELES BLOQUERAM A LINHA NAO PUDE LIGAR TENHO FILHO PEQUENO , SEMPRE PAGUEI MINHAS CONTAS EM DIA . E ELES AINDA ME LIGAM PRA COBRAR IMAGINE TENHO TODAS AS FATURAS TENHO TUDO , POSSO ENTAR COM UMA ACAO. OBRIGADO

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! Contratei uma assinatura da sky, fiquei com a assinatura por 8 meses. Pedi o cancelamento por não ter vantagens, o atendente cancelou automaticamente. Detalhe: anotei o protocolo, e perdi. Eu e meu marido começamos a receber inúmeras ligações de cobranças e mensagens ameaçando colocarem meu nome no SPC/SERASA! O detalhe é que descobri através de um email de cobrança que os dados de endereço não me pertencia, descobri também ao ligar que contrataram a assinatura quase que 2 meses antes de eu solicitar o cancelamento! Tenho todos os documentos que comprovam a fraude, as ligações, emails, contrato, mensagens e fatura. Solicitei através de email uma solução da empresa diante do ocorrido. Me pediram 24hs para me darem uma resposta, e já se passa uma semana. O que eu faço? Estou me sentindo lesada, quais são os meus direitos?

    ResponderExcluir
  6. boa noite,devo pra uma pessoa 100,00 e estou desempregado e ela vive ligando pra minha casa e dizendo pra minha filha de 14 anos que vai ir no emprego da minha esposa fazer escandalo,oque devo fazer pois nao tenho agora o dinheiro. Isso pode ser dano moral?

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde ..
    Gostaria de saber oque é melhor fazer num caso onde eu comprei produtos por boleto, paguei tudo certo e agora ele está me cobrando 1 boleto que eu não tenho que pagar (1 beto a mais), sendo que eu tenho os boletos pagos, nota fiscal e nota de pedido?

    ResponderExcluir
  8. olá! me chamo raphael sales...uma loja esta me cobrando um produto dizendo que minha esposa esteve lá e comprou sendo eu o avalista.sendo q ñ houve compra alguma ...me mandaram protestos em casa e td sendo q n devo nada o que posso fazer cabe danos morais nisso?

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde, ao tentar registra um marca que criei para um pequeno comercio, fui surpreendida com uma cobrança através do Bco Itau (+ ou - R$ 600,00), que descobri ser fraude de uma empresa chamada UBRAM. Só o INPI faz esse serviço e cobrança. Fiz um BO. Como posso receber de volta o valor? E tenho direito a dano moral? Quanto seria esse dano? No aguardo. Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Prezados, peço remeter resposta ao meu comentário sobre responsabilidade dos bancos quanto a serviços bancários para meu e-mail cmirandaramos@gmail.com. Grata

    ResponderExcluir
  11. Estou recebendo ligações e mensagens de uma acessória de cobrança com o nome de outra pessoa ja falei pra eles que nao a conheço e que o numero de telefone nao pertence a mesma,mesmo assim continuam me ligando e cobrando . Ja estou muito estressada com isso o que devo fazer

    ResponderExcluir