quinta-feira, 3 de junho de 2010

PROCON SL + CDL = Consumidor tranquilo

Opinião IGADECON
Incentivamos e apoiamos a proposta de educar o comerciante e conscientizar o consumidor, acreditamos que o comerciante melhor orientado reduz sobremaneira as pendengas judiciais e suas multas causadas por denuncias do consumidor ao Procon. Em reunião com o Sr. Olinto, Presidente do CDL de São Leopoldo-RS (Clube dos Diretores Lojistas) realizada dia 04 de maio, colocamos a ele nossa opinião de que a melhor forma de se coibir uma autuação contra os lojistas é orientá-los para que se enquadrem no CDC (Código de defesa do consumidor).

Materia publicada no Jornal Vale dos Sinos, pagina 9 de 03/06/2010 :

São Leopoldo - O Procon está produzindo em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Leopoldo (CDL) um manual sobre a lei de afixação de preços. ‘‘O material orientará de forma explícita como deve ser colocado o valor, as condições da compra, o total a prazo e a taxa de juro’’, afirma a titular do Procon Márcia Fernandez. O manual deve ser distribuído em julho. Em maio, o Procon fez uma intensa fiscalização em que apontou que dos 95 estabelecimentos visitados no Centro, apenas sete estavam em situações irregulares com relação a algumas das condições exigidas pelo Código de Defesa do Consumidor. ‘‘O Procon trabalha para que o Código de Defesa seja cumprido. Fazemos com frequência fiscalizações.’’

Preços e juros

Os consumidores têm o direito de saber já nas vitrines o valor dos produtos. Conforme Márcia, eles devem estar da seguinte forma: o valor total à vista, seguido do número de parcelas com o valor das mesmas e a indicação de como essas parcelas podem ser pagas, por exemplo, entrada e pagamentos em 30 e 60 dias. Se houver juros eles devem ser informados. ‘‘O indicativo do valor deve ser afixado no produto, de forma ostensiva.’’

Respeito aos clientes

A gerente de uma loja de roupas femininas, Cristiane Assis explica que todos os dias confere a vitrine para ver se está tudo certo. ‘‘Uma vendedora é responsável por colocar os preços nas roupas que ficam expostas nos manequins. Colocamos os valores à vista porque aqui na loja não temos juros, a menos que o cliente faça em mais de 12 vezes, mas daí temos cartazes dizendo isso.’’ Informar o consumidor sobre as mercadorias é respeitá-lo, opina a gerente. Uma lojista que não quis se identificar diz que coloca na vitrine suas peças mais bonitas, mas não o valor, porque pode espantar o cliente. Ela argumenta que há peças de vários preços e prefere atrair o cliente mais pelas roupas que estão expostas do que pelo preço, pois dessa forma o consumidor entra para conferir.

Consumidor deve ficar de olho

Além das fiscalizações de rotina, o Procon conta com os consumidores para identificar possíveis abusos. ‘‘As denúncias são bem-vindas porque dessa forma sabemos onde devemos agir’’, diz Márcia. Segundo ela, há um cadastro de reclamações de fornecedores e os lojistas não querem entrar para esse rol. ‘‘Essa lista representa que o estabelecimento já foi notificado alguma vez pelo Procon e se há reincidência a multa vai aumentando.’’ ‘‘Constantemente fazemos palestras para os lojistas com a presença da diretora do Procon para orientar’’, diz o presidente da CDL, Olinto Menegon.

jornalista: Alessandra Stieler

Se você tem alguma duvida sobre os seus direitos faça-nos uma consulta, por carta, telefone, pessoalmente ou pelo link neste blog "FALE CONOSCO"  
IGADECON em defesa da Cidadania.

2 comentários:

  1. É isso mesmo. Sou comerciante e tambem acho que antes de multar devemos ser orientados a como proceder. Parabens pela iniciativa.

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  2. Prezado amigo, nossa instituição esta aberta a todos que dela necessitem, caso o cavalheiro tenha alguma necessidade de informação, bas ta nos escrever ou ligar para nós teremos o maior prazer em lhe esclarecer qualquer coisa sobre o CDC.
    Abraços

    Edson Brow
    Secretario
    IGADECON

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