terça-feira, 20 de abril de 2010

COBRANÇA DE TAXA PARA EMISSÃO DE BOLETOS É ILEGAL.

Os bancos têm obrigação de suspender a abusiva cobrança de taxa para emissão de boletos bancários - pois já são remunerados pela tarifa interbancária para emissão de boletos. Ao cobrar taxa do consumidor para executar este tipo de serviço, a instituição financeira estaria recebendo duas vezes pelo mesmo procedimento. A Justiça deve obrigar a devolução imediata do dinheiro cobrado indevidamente. O pagador de contas deve exigir, na hora do pagamento, que o valor ilegal seja excluído do pagamento.
Curiosamente, os bancos oficiais dão os piores exemplos. Para impedir a “dupla remuneração”, o Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) expediu recomendação à Caixa Econômica Federal para deixar de cobrar a taxa ilegal para emitir boletos. A ausência de resposta da Caixa, no prazo de dez dias, sobre a recomendação do MPF, pode provocar o ajuizamento de ação civil pública contra a instituição financeira. A iniciativa em defesa do consumidor foi da procuradora da República Mariane Guimarães.
Os bancos não cumprem. Mas a regra é clara. O artigo 39, parágrafo V, do Código de Defesa do Consumidor, classifica de ilegal a prática de cobrar do consumidor as despesas relativas ao processamento, à emissão e ao recebimento de boletos de cobrança. Mesmo quando lojas, bancos e imobiliárias citam em contrato que a emissão será cobrada, o consumidor tem direito de questionar e não pagar. Caso a empresa prestadora do serviço insista na cobrança, a pessoa deve procurar o IGADECON ou o PROCON em seu município.

2 comentários:

  1. boa tarde, em caso de entrega de boleto em casa é necessário cobrar uma taxa de um real? o paraná banco cobra.
    luceliaclarindo@gmail.com
    lucelia clarindo

    ResponderExcluir
  2. Claro que não, toda e qualquer despesa de cobrança é de encargo do "cobrador", a sua divida é simplesmente a cobrança do serviço ou do bem adquirido.
    Denuncie no PROCON, é gratuito e voce ainda corre o risco de buscar seu dinheiro da cobrança indevida de volta.

    Abraços

    Edson Brow
    Secretário
    IGADECON

    ResponderExcluir