sábado, 22 de janeiro de 2011

Procon de Sta Maria-RS divulga ranking de empresas reclamadas

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Santa Maria (RS) divulgou o ranking de empresas reclamadas no ano de 2010. A publicação da lista de empresas reclamadas junto ao órgão municipal de defesa e proteção ao consumidor faz parte das atividades que contemplam a redação do Relatório 2010, bem como o processo de avaliação da gestão e execução das políticas públicas em defesa do consumidor no âmbito do município.
Segundo o coordenador do órgão na cidade, Vitor Hugo do Amaral Ferreira, os dados apresentados foram organizados pelos acadêmicos do curso de Direito, do Centro Universitário Franciscano (Unifra), Bruna Giacomini e Carlos Alberto Delgado David, ambos estagiários do Procon/SM. “O levantamento foi realizado a partir das tabelas de registro de reclamações que são efetuadas no Procon/SM, considerando o período de 2010”.
Outro destaque do coordenador é a relação de consumo que gerou proporções significativas nos últimos tempos. “Os avanços e interfaces da sociedade de consumo impõem como necessidade a efetividade de direitos e a compreensão de deveres” disse.
Os resultados da pesquisa que estão sendo apresentados, segundo o coordenador do Procon/SM, voltam-se à prática de promover o encontro dos anseios sociais e da oportunidade dos acadêmicos em trabalhar teoria e prática em um único viés, ou seja, integrar conhecimento e sociedade. “Aos acadêmicos que colaboraram ao desenvolvimento da pesquisa e coleta de dados, registra-se que a promoção dos direitos fundamentais e o resgate da cidadania não ocorrem entre as paredes das salas de aula, é essencial transcendê-las, inserir-se aos problemas locais, e contribuir com ações positivas, esta é a essência deste trabalho, associada à defesa dos consumidores e à harmonização das relações de consumo”, finalizou Ferreira.
Confira os campeões de reclamações
Oi / Brasil Telecom – 153
BIG – 89
Magazine Luiza – 85
Carrefour – 78
Lojas Colombo – 63
Vivo – 62
Loja Ponto Frio – 53
Samsung – 48
Banco Carrefour – 47
Claro – 42
Hipercard – 36
LG – 35
Consul – 31
AES Sul – 30
Loja Deltasul – 30
Banco BMG – 29
Lojas Becker – 28
Electrolux – 26
Editora Três – 23
CCE – 21
Nokia – 21
Tim – 21
Corsan – 20
Fininvest – 20
Net – 20
Brastemp – 19
Loja Benoit – 19
Mastercard Brasil – 19
Editora Globo – 18
Loja SIM – 18
Philco Hitachi – 18
Ponto Cred – 18
Banco do Brasil – 17
Positivo – 7
Itaucard – 16
Loja Quero-Quero – 16
Multisom – 16
Walmart – 16

Nenhum comentário:

Postar um comentário