sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Passageiros de onibus tem seus direitos garantidos

Empresas de ônibus devem ter telefone para reclamações 24 horas

Decisão é da ANTT, que estabelece também que o serviço deve receber ligações de qualquer telefone e o atendimento precisa ser rápido.

Vai viajar de ônibus no feriado? Tem novidade. As empresas rodoviárias passaram a ser obrigadas a oferecer um serviço para receber reclamações por telefone. Ônibus quebrado, venda de passagens acima da capacidade do veículo, atraso na partida, falta de conservação.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) quer qualidade no atendimento. A medida já está em vigor e vale para quem oferece transporte interestadual e internacional. Ônibus fretados ainda estão fora dessa exigência.

“Atrasos com frequência, é muito chato, muito desagradável”, diz a estudante Sirlene Medeiros.
Outra queixa comum é com empresas que vendem mais passagens que o número de assentos.
“chega na hora você não consegue porque já tem outra pessoa no seu lugar”, diz a auxiliar administrativa Silvana Gonçalves.
Quer reclamar, fazer críticas, sugestões?  Para isso é só ligar de graça direto para as empresas que agora foram obrigadas a criar um serviço de atendimento ao consumidor.
Muitas já têm um número para falar com os clientes. Mas, se o serviço existe, pelo jeito faltou avisar ao principal interessado: o passageiro. Daqui para frente, os números têm que ser bem divulgados. E o serviço deve funcionar 24 horas por dia.
“Ligar de madrugada, seja que hora for eles têm que estar prontos para atender a gente, não é?”, diz a vendedora Rosimar Dalaio.
E nada de ficar passando de atendente para atendente. A ANTT está de olho na qualidade do atendimento.

“Geralmente é isso que acontece. Liga e ninguém atende ou põe aquela musiquinha chata que ninguém gosta de ficar ouvindo”, reclama o motorista Rogério de Almeida.
Agora, as empresas tem até cinco dias depois da ligação para resolver o problema ou, pelo menos, encaminhar uma solução.
“Realmente agora é uma melhora para gente que é o consumidor”, elogia a dona de casa Zênia Divina.
O passageiro pode ligar de orelhão, qualquer telefone. Pelo menos era para ser assim. A pesquisadora de preços Maria das Dores viajou num ônibus com janela emperrada, sem água nem ar condicionado. Tentou ligar do celular para reclamar e nada.
“Não aceita chamada do terminal em que eu me encontro, começou bem”, reclama Maria das Dores.
A ANTT sabe que tem muito trabalho pela frente.
“A maior parte do deslocamento no Brasil é feito pelo passageiro de ônibus. Então, é importante que a gente se preocupe com ele tanto quanto, vamos dizer assim, o estado se preocupa com o passageiro aéreo”, diz Herdeverton Santos, superintendente de Marcos Regulatórios da ANTT.
Cada empresa tem que oferecer um número de telefone que receba as ligações dos passageiros. Mas a ANTT também recebe queixas contra as empresas.

ANTT o número é 0800 – 610300. O serviço funciona 24 horas por dia.

fonte: tv globo/Bom Dia Brasil

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