quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Blitz reforçam orientações a mototaxistas e motofretistas sobre lei nacional


Blitz de fiscalização de mototaxistas e motofretistas estão sendo realizadas em vários pontos da cidade como a Vitor Barreto, Inconfidência e Avenida Rio Grande do Sul. Na tarde desta quarta-feira, 27, a barreira abordou 107 motociclistas e registrou 26 autos de infração com o recolhimento de duas motocicletas, na Avenida Boqueirão. Conforme a Diretoria de Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM), mesmo constatando irregularidades durante estas barreiras, as blitze tem por objetivo, orientar, informar e dar suporte a estes profissionais em função do cumprimento da Lei Nacional que os obriga a passarem por um curso de qualificação para poder exercer a profissão.  A orientação fundamental nestas abordagens em Canoas, é de que o curso deve ser realizado até o dia 14 de março, evitando assim, a multa prevista no DENATRAN.

Exigências 

A medida é para dar mais segurança no trabalho para os profissionais que utilizam motos. Todos os profissionais que utilizam a motocicleta como fonte de renda e trabalho, devem habilitar-se às novas exigências do DENATRAN no que diz respeito à requalificação e classificação no documento de porte obrigatório da condição de profissional mototaxista e motofretista.
Antigamente, o curso era realizado somente na modalidade presencial. Através da Resolução 411, o DENATRAN possibilitou a realização dos cursos na modalidade semipresencial, credenciados junto aos DETRANs estaduais.

Para se inscrever o profissional deve ter no mínimo 21 (vinte e um) anos, ter habilitação de moto há no mínimo dois anos, não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), decorrente de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

Crédito da notícia: Clever Larsen

Nenhum comentário:

Postar um comentário