quinta-feira, 23 de junho de 2011

Detran/RS cadastra intérpretes de Libras

As pessoas que se comunicam pela Língua Brasileira de Sinais já podem ter aulas teóricas de habilitação para dirigir em Libras. O Detran/RS está disponibilizando este curso nos Centros de Formação de Condutores e, para isso, está credenciando profissionais. Hoje, são 12 os intérpretes cadastrados disponibilizados para os CFCs, mas há demanda para um maior número de profissionais em diferentes regiões do Estado.
Com o objetivo de avançar na regulamentação dessa função, a Autarquia publicou no Diário Oficial do Estado portaria estabelecendo nova forma de remuneração para os intérpretes que realizam a versão para a Língua Brasileira de Sinais das aulas do curso teórico-técnico de habilitação. Para isso, serão adotados valores unitários de horas-aula. Eles receberão da Autarquia, por hora-aula interpretada, o valor bruto de R$26,80, equivalente ao percebido pelos médicos e psicólogos que atuam nos CFCs. As versões das aulas teóricas para Libras serão apuradas mensalmente, do primeiro ao último dia do mês, e o Detran/RS realizará o controle da realização dos serviços via sistema informatizado.
Trata-se de mais um passo no projeto que desde 2009 visa possibilitar a inclusão do surdo no trânsito como condutor, aperfeiçoando seu acesso à informação. Fazem parte do projeto também as traduções de parte do banco de questões para Libras e o curso de formação para servidores, já em andamento.
Para cadastrar-se, o profissional deve acessar o site www.detran.rs.gov.br e procurar o link Credenciamento e Cadastro/Profissionais/Credenciamento ou Cadastramento/Documentação Básica e Documentação Específica. Após providenciar a documentação, protocolá-la pessoalmente no Detran/RS, na rua Voluntários da Pátria, 1358, térreo, ou enviá-la pelo correio à rua dos Andradas, 1234, CEP 90020-008, Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário