terça-feira, 12 de junho de 2012

E-mail contra Renault do Brasil

Caro Senador, Rollemberg, vi que o sr. preside comissão de Defesa do consumidor.
E liguei para o Senado via  0800-612211 no dia 20/04/2012 âs 12:28 hs.
Onde a telefonista me informou seu e-mail e o e-mail do Sr. E.DIAS.

Minha denuncia, baseia-se no fato de minha pessoa ficar - sem voz - como consumidor, no tramite de uma reclamação.
E ao longo do processo, descobrir que não era um problema só meu. Passa a ser de todos os clientes e
potenciais clientes da RENAULT do BRASIL.
Segue abaixo o questionamentos de causas e efeitos, para análise.
Mas por favor, me de alguma resposta. Mesmo que totalmente negativa.
Abraços e felicidades. Sabemos que a empreitada é longa e exaustiva.
Anexei duas fotos de veículos  da Renault e o trato diferenciado que dão ao seu produto, e consequentemente
ao consumidor.

Vício Oculto.

             Comprei um Sandeiro da Renault, no final do ano passado (2011).
 E como estava sentindo muito calor nos pés, ao dirigir o veículo, notei por experiência, que os tubos
 de metal que sobem para o distribuidor de ar quente estavam sem nenhuma proteção.
Procurei a concessionária para eles isolarem os tubos de metal.
             Após varias conversas com o SAC eles disseram que isto era característica do produto
portanto NÃO poderiam isolar e manter garantias.
            Procurei os órgãos competentes para reclamar  ( PROCON PR Ponta Grossa – 040/2012) que
 levará algum tempo para julgar o fato, e não contempla o bem coletivo, já que sua função agora será 
de analisar e julgar o processo, e a penalidade para a empresa será a cobrança ou não de multa.Logo o consumidor não saberá.
Registrei também em cartório a reclamação, para não perder o direito ao reclame do vício oculto. Mas
VENDI o carro por entender que não era mais seguro. Judicialmente é caro entrar num processo, e o vaso aqui é de barro.
As questões abaixo foram coletadas ao longo da busca por respostas, e questionando algumas respostas dada pela Renault ao Procon.
Peço desculpas aos sites Frances e Mexicano por não traduzir este a eles.

A bem da verdade .Pesquisar em:
            Resta a esperança como cidadão. Apenas e tão somente a bem da informação, a tomada
 de medidas cabíveis de Órgãos competentes, para que os consumidores não paguem pela
 incapacidade de prover qualidade  e segurança, das empresas ao cidadão.
            Listo algumas coisas que poderiam ser respondidas, por alguém especializado, que acredito haver no âmbito.
  • 1- Criança ao encostar-se a este tubo logo após o veículo chegar do transito e estacionar na garagem e a mesma  ficar sozinha no veículo. Poderá se queimar?
  • 2- Se você estiver descalço e levantar o pé. Você se queimará?
  • 3- É você quem controla entrada de ar quente no habitáculo ou é o contrário? Ou os dois ao mesmo tempo?
  • 4- Você vai usar  mais o ar condicionado, se houver um elemento que irradie calor no habitáculo?
  • 5- Seu carro tem ar condicionado? E se não tiver?
  • 6- Quando utilizar o ar condicionado para resfriar o habitáculo, vai perder potência e gastar mais combustível?
  • 7- Sendo seu carro 1.0, carregado nos limites estipulados pelo manual, qual seria seu desempenho se ainda estivesse com ar condicionado ligado?
  • 8- Se sofrer uma acidente seu pé pode ficar preso e encostado neste tubo?
  • 9- No inverno da Região Sul do país, o calor desprendido  continuará lá? E na região Norte?
  • 10- Calor traz danos aos materiais que existem próximos aos tubos?
  • 11- Com o calor no habitáculo, ao abrir-se o veiculo, não haverá inalação de benzeno em maiores concentrações? ( Ver benzeno nos matérias plásticos dos automóveis na net)
  • 12- Posso dirigir descalço; posso dirigir com sandálias abertas; mulher pode dirigir descalça e também com sandálias abertas?
  • 13- Encontra-se no manual do veículo Sandeiro ou outros da Renault, indicação da posição de risco de queimadura, neste local?
  • 14- Encontra-se no manual dos veículos, posição correta para se manterem os pés no acelerador, e o alerta que não pode levantá-los em hipótese alguma, ou haverá risco de queimadura?
  • 15- Existe a possibilidade de este tubo sofrer desgaste, e com o aumento da pressão interna, ou outro fator qualquer  vir a esguichar água quente sobre os pés do condutor, já que não há proteção nos tubos e nem contenção?
  • 16- Existem veículos da Renault que possuem esta proteção, (Clio 2009/10)? Se possuem onde são fabricados( no Brasil ou Argentina)? Existem planos de montagem que pode ser incluído nos veículos que não receberam a proteção? Recall é possível?
  • 17- Qual a temperatura da água de arrefecimento na sua maior marcação?
  • 18- Se eu isolar os tubos, a temperatura que não mais se dissipara para o habitáculo, fará com que aumente a temperatura do motor, ou seja, a ventoinha ligará mais vezes ; não trará danos para o motor?
  • 19- Porque a ABNT não tem normas técnicas para Ar Quente em veículos?
  • 20- Existem estatísticas de acidentes automobilísticos contemplando as Marcas de Montadoras?
  • 21- Sabendo que o fato relatado existe realmente, os seguros de automóveis não deixarão mais caros as apólices.
  • 22- O mercado de carros usados, sabendo que o fato relatado existe realmente, não avaliará os veículos da Renault para baixo? Isto trará prejuízos  para Consumidores?.
  • 23- As outras concessionárias concorrentes, sabendo que o fato relatado existe realmente, deixarão de fazer negócio com veículos da Renault? Isto trará prejuízos  para Consumidores?.
  • 24- Porque na inspeção veicular não é visto Segurança do Condutor por responsabilidade da montadora.?
  • 25- Se o consumidor não tiver ar quente instalado no seu carro, e fizer esta opção, e procurar  nas concessionárias, qual opção é a melhor. Com proteção ou sem proteção?
  • 26-Sem o difusor de alumínio (que existe no Clio 09/10), o ar lançado para os pés não levantará o pó que está no piso próximo ao pé do acelerador, diferentemente ao do Clio, que dispersa o ar de forma a não pegar no chão? Nota: difusor é diferente de protetor.
 Abraços e obrigado.